Portugal - Vigilante são os Discretos Guardiães dos Tesouros Nacionais! ~ QAP Vigilante

domingo, 11 de dezembro de 2016

Portugal - Vigilante são os Discretos Guardiães dos Tesouros Nacionais!

Posted By: Rosana Morais - 07:55:00

Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)  |  PAULO SPRANGER/GLOBAL IMAGENS

Os vigilantes são por vezes a única presença humana numa sala repleta de obras. São o rosto dos museus, embora muitas vezes quase não se nota sua presença, na maioria das vezes trabalham em número insuficiente.

Erminda Lopes conhece o interior e o exterior do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) como a palma da mão. Chegou ali para se tornar servente de limpeza da casa há 40 anos, tinha então 19.
Aos 21 anos, tornar-se-ia vigilante do museu, ofício que nunca mais deixou e que agora conjuga com as funções de coordenadora dos 36 vigilantes. Foi ela quem ligou ao diretor adjunto, quando no dia 6 de novembro último, um visitante derrubou inadvertidamente a escultura do século XVIII Arcanjo São Miguel, enquanto recuava para fotografar outra obra. "Eu fiquei para morrer", recorda Erminda.
Acho que é uma perda, e o visitante a quem aconteceu isso, coitadinho, estava arrasado."

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que é responsável pelos museus e monumentos públicos, depois ficou sabendo que o restauro é possível e que se iria encarregar dele.

Como responsável pela segurança do museu, Erminda sabe que desde a denúncia no verão pelo diretor António Filipe Pimentel, que alertou para o risco de iminência de uma "calamidade “ à falta de vigilantes do MNAA.

No primeiro domingo do mês, em que a entrada no museu é gratuita e quantidade de pessoa é maior "a gente chega a ter duas mil e tal pessoas". Questionado pelo jornal, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, informou que contrataria mais 37 novos vigilantes, prevenindo que "devia haver mais", mas que aquele era o número que o reforço orçamental (financeiro) permitia. Três dessas vagas destinam-se ao MNAA, instituição que acolhe uma grande parte dos mais de 1600 bens culturais móveis de interesse nacional, chamados comumente "tesouros nacionais", assim classificados em 2006.








Fonte Pesquisada:
http://www.dn.pt/artes/interior/estes-sao-os-discretos-guardiaes-dos-tesouros--nacionais-5543929.html

Ricardo Santos

Com 34 anos,há 8 anos na vigilância e a 4 anos na como de líder em Araraquara-SP, com extensão em transporte de valores, escolta armada. Superior em administração e sistemas de informação; Bacharel em Design Digital; Buscando e compartilhando informações que os vigilantes muitas vezes tem dificuldades para encontrar.

0 comentários:

Postar um comentário

Ads

Member

Copyright © 2016 Direitos reservados

QAP Vigilante Design Ricardo Santos Ricardo Santos